quinta-feira, 28 de julho de 2016

ZEE É APRESENTADO NO 19º ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE


O Encontro dos dirigentes municipais de meio ambiente aconteceu nos dias 27 e 28 de julho de 2016, no auditório da FAMURS. Na ocasião a secretária adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Möllmann apresentou o Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul, ressaltando suas características, estrutura de trabalho e potencialidades.
Após apresentar a dinâmica do projeto, salientou seus benefícios a sociedade gaúcha e também a importância da participação de entidades públicas e privadas no seu desenvolvimento.

terça-feira, 26 de julho de 2016

EXPANSÃO E EQUILÍBRIO: EQUIPE TÉCNICA DO ZEE ANUNCIA NOVA FORMAÇÃO

Com o intuito de estabelecer a multidisciplinaridade e, ao mesmo tempo, unificar os objetivos propostos pelo ZEE-RS, a Equipe Técnica do projeto anuncia sua expansão, por meio da inclusão de novos integrantes, representantes da Fundação de Economia e Estatística (FEE).
A FEE, que já vinha atuando em apoio a outras frentes, desde o início das atividades, agora, objetiva promover maior equilíbrio técnico na elaboração e execução dos processos de zoneamento, principalmente, no que se refere à área socioeconômica do Estado.
Entenda melhor
O ZEE-RS é desenvolvido pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), por meio da qual, foi instituída uma Comissão Técnica Estadual. Para a coordenação das atividades, foi formalmente estabelecida a Equipe Técnica do ZEE-RS, composta por um grupo de profissionais representantes da SEMA, FEPAM, FZB e, mais recentemente, da FEE, que são responsáveis por fiscalizar os serviços do Consórcio contratado para execução do projeto.
Atualmente, a Equipe Técnica conta com 41 profissionais distribuídos por área de conhecimento, como pode ser observado nos gráficos abaixo.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

BASE DE DADOS REFERENCIAIS DA FASE DE INVENTÁRIO DO ZEE-RS ESTA 70% CONSTITUÍDA


 
Na nona reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente, realizada na última terça-feira 19, foi apresentada uma síntese das ações em andamento na etapa de Inventario do ZEE-RS. Esta etapa objetiva levantar os dados que irão compor o banco de dados, que será a base para a elaboração do Diagnóstico e Prognóstico do Projeto. Foram apresentadas as principais fontes de dados bibliográficos consultados em cada segmento: base cartográfica, meios físico, biótico e socioeconômico, além da organização jurídica institucional. Os contatos diretos com Instituições oficiais geradoras de dados estão sendo executados: 71% das organizações já foram pesquisadas, as restantes (29%) estão em processo de investigação de disponibilidade.

Trata-se de um processo complexo, se considerada a quantidade de atores envolvidos e o universo de informações relevantes a serem coletadas em cada instituição. No entanto, o ZEE é tido como um instrumento de gestão transversal, que perpassa diversas temáticas que podem ser vistas como um primeiro ensaio à criação deste grande repositório de dados de significativa dimensão e composição.