sexta-feira, 10 de março de 2017

Oficinas de pré-diagnóstico marcam a primeira etapa de apresentação do ZEE-RS


A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizará nos meses de março e abril oficinas de pré-diagnóstico em diferentes regiões do Estado para a apresentação institucional do projeto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS). Nesta sexta-feira (10) serão realizadas as primeiras reuniões nos municípios de Uruguaiana e Santa Maria. É a primeira fase que contará com a participação pública do projeto, que será levado a outros municípios como Caxias do Sul, Carazinho, Pelotas, Santa Rosa e Porto Alegre.
As oficinas vão abordar as atividades desenvolvidas em cada região e os resultados preliminares do diagnóstico apurados pelo ZEE. Também serão coletados os anseios e as percepções dos formadores de opinião locais, contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho técnico-científico.
As oficinas participativas são a principal ferramenta utilizada para informar, discutir e ouvir todos os setores da sociedade, incluindo os Comitês de Bacia Hidrográfica, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento e entidades de classe. Também estarão envolvidos representantes da sociedade civil, dos setores produtivos e de preservação ambiental, além de gestores estaduais e municipais.
O processo de participação pública vai ocorrer durante todo o processo de elaboração do ZEE-RS. As oficinas de diagnóstico final darão início à segunda fase do projeto e serão realizadas a partir de maio desse ano. As etapas seguintes contemplam o pré-prognóstico e o prognóstico final.
Sobre o ZEE
O Zoneamento Ecológico Econômico do Rio Grande do Sul é uma ferramenta de suporte ao planejamento e ordenamento territorial, na qual o Estado, a sociedade e os empreendedores terão como conhecer previamente as peculiaridades, vulnerabilidades e potencialidades de cada local ou região.
O resultado do trabalho será a maior compilação de dados georreferenciados do Rio Grande do Sul, permitindo que o Estado, os empreendedores e a sociedade conheçam e identifiquem as melhores oportunidades, levando em consideração o desenvolvimento sustentável.
O ZEE integra a Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentado pelo decreto nº 4.297/2002.
Órgãos envolvidos
Integram o grupo de trabalho a comissão estadual e a equipe técnica executiva do ZEE-RS, além da Câmara Técnica de Planejamento do CONSEMA. O projeto conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.
URUGUAIANA
Data: 10/03/2017 (sexta-feira) Horário: 9h
Local: Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (Rua Andradas, 2024)
SANTA MARIA
Data: 10/03/2017 (sexta-feira) Horário: 14h
Local: UNIFRA - Rua Silva Jardim, 1295 ? Conjunto II ? Prédio 11 ? Sala de Convenções n0 103

Nenhum comentário:

Postar um comentário